Com base nos resultados, os especialistas podem definir metas realistas e monitorar o progresso na pré-temporada
O Manauara Esporte Clube intensificou a preparação para a temporada de 2025. Nesta terça-feira (3), o plantel realizou testes fisioterápicos no Centro de Treinamento do Robô da Amazônia e testes isocinéticos na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Neste segundo dia de trabalho, o grupo passou por avaliações com o fisioterapeuta Rarison Campos. Esse teste permite identificar áreas de disfunção, limitações de movimento e dores. Com base nos resultados, o fisioterapeuta pode definir metas realistas e monitorar o progresso do tratamento.
“Os testes na parte da fisioterapia tem como finalidade identificar possíveis lesões ou disfunções, que vão ser tratadas durante a pré-temporada para prevenir, e potencializar ainda mais o ganho de performance”, disse o profissional.
No segundo período, o elenco fez avaliação isocinético no Laboratório de Estudos do Desempenho Humano (Ledehu) da Ufam. O método é utilizado para determinar a força e potência das pernas. Este teste é fundamental, onde a força das pernas é crucial para o desempenho.
O preparador físico, Mathaus Monteiro monitorou o desempenho de cada atleta durante os trabalhos de força.
“Fizemos o trabalho de ultrasonografia músculo-elétrico e viemos também fazer o trabalho de isocinético. O trabalho de ultrason a gente analisa a região do músculo, no caso do quadríceps, para verificar a quantidade de fibras musculares presentes naquela região. E o trabalho de isocinético, a gente verifica a força unilateral, tanto nos âmbitos de excêntrica, quanto concêntrica e isométrica, fazendo com que a gente perceba onde pode melhorar e desenvolver o atleta para ele não se lesionar durante a temporada”, contou.
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Deixe um comentário